HIV e AIDS é presente em quase 70% em homens héteros, só isso já desmitifica a questão da “doença homoafetiva”, que até hoje é disseminado. Inclusive, esse que vos fala já ouviu de um técnico em enfermagem, uma besteira dessa. Além disso, ainda existe uma forte resistência sobre educação sexual nas escolas, algo que ajudaria a reduzir esses números, além de outros problemas.
- ‘Um Jantar entre Espiões Filme’ – Ótimo filme de espionagem | Crítica
- “As Garotas de Cristal” (Netflix) – Lindo, mas não sabe onde quer chegar
- ‘A Megera Domada’ – É tedioso e cansativo
Com essa premissa e envolto em um romance juvenil ‘Três Meses’ (Three Months) traz a história de Caleb. Um adolescente que se envolveu sexualmente com outra pessoa, mas a camisinha acabou estourando. No decorrer da história ele descobre que seu parceiro tinha HIV e com isso ele procura um médico para testagem. Contudo, o exame demora 3 meses para elaborar um resultado preciso (considerando que o ano é 2011).
Com essa essa espera, acompanhamos a vida do nosso protagonista. Todos os seus amores e dores. Uma verdade viagem de autodescoberta, amor próprio e além de tudo, uma viagem de extrema necessidade.
Uma jornada necessária
Para começar, Três Meses é uma jornada, não somente sobre sexo, hiv e tudo mais. É sobre amor próprio, amizade, família. Caleb é um adolescente totalmente dependente emocionalmente, um dos motivos plausíveis é o abandono que ele sofreu por sua mãe religiosa e preconceituosa.
Contudo, Caleb é cercado de pessoas que o ama, seja sua amiga, seja seus avós. Contudo, ele sempre aparece procurando um parceiro, para completá-lo. Algo que acontece bastante, quando somos inseguros e nos sentimentos incompletos.
Além disso, o filme traz uma boa amostra do quão é importante o cuidado sexual. Mesmo que o protagonista tem passado por um acidente (afinal, nenhum método contraceptivo é 100%, vale lembrar) é sempre bom reforçar a importância de tal. Para isso que serve a bendita educação sexual.
Conclusão
O filme Três Meses tem um corpo de elenco surreal, principalmente quando se diz respeito na química e no carisma. Cada um ocupado o volume necessário, o quanto deveria. Cada um mostra seus pesares e dilemas, mas sem tirar o “brilho” do protagonista e da história principal.
Contudo, o filme é sobre espera. Nós acompanhamos 90 dias do protagonista por seu resultado. Mas no final, não temos isso. O último resultado do exame de HIV, não é mostrado. Jared Frieder, o diretor está claramente dizendo que não é preciso saber. Mas para mim, é pelo contrário. Ele mostra um jovem feliz, que se aceita, que passa a se amar, mas oculta esse resultado, para o mal ou para o bem, ainda mais na sociedade que vivemos é sempre necessário reafirmar que uma pessoa com HIV e AIDS pode viver feliz e tranquila. Tenho somente esse ponto em desfavor do filme.
Onde assistir o filme ‘Três Meses’
Por fim, o filme é uma produção da MTV e está disponível tanto na Paramount+, quanto na Amazon Prime Video na forma de assinatura extra.
Ficha Técnica
Direção: Jared Frieder
Roteiro: Jared Frieder
Duração: 104 minutos
País: EUA
Gênero: Romance e Drama
Ano: 2022
Classificação: 16 anos
Amei a resenha, deu mais vontade ainda de assistir ao filme!!
Amei a resenha, deu mais vontade ainda de assistir ao filme!