Viva o México | Sátira política acaba por atacar as pessoas erradas

Viva o México | Sátira política acaba por atacar as pessoas erradas

Viva o México vem ocupando o top 3 dos mais vistos da Netflix a uns dias, e surpreende de certa forma. Isso por conta da duração do filme, e seu tema. Não que a duração incomode, mas isso costuma ser obstáculo e crítica de muitos, mas o longa que, se mantém durante toda sua duração, fazendo sátiras a política da México, acaba perdendo seu foco em vários momentos.

A sinopse oficial do filme, descreve: “Pancho volta à sua cidade natal com a esposa e os filhos para receber a herança deixada pelo avô. Mas seus parentes não vão deixar barato”

Vale a pena?

Primeiramente, há de ser dito, o diretor do longa, Luis Estrada, é um dos mais celebrados diretores mexicanos da atualidade, e sua principal marca por assim dizer, são filmes longos, cpm várias histórias que vão se cruzando. Assim sendo, Viva o México segue essa mesma linha, traçando passagens de humor com hábitos tradicionais mexicanos, assim como sua política e questões sociais.

Vale um destaque curioso: O filme causou a revolta do atual presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador (AMLO), que é referenciado no longa, e que chamou o filme de ”produção de quinta”, por conta de críticas, muito embora bem rasas, ao seu governo.

O porém, é que Viva o México não consegue obter uma crítica tão forte aos problemas enfrentados pelos mexicanos. O país vive uma onda de polarização tal qual o Brasil, e o filme de Estrada por vezes, até ridiculariza o próprio povo mexicano. A maneira como o diretor explora algumas questões sociais, de maneira rasa, acaba por gerar certo incomôdo, e por vezes, dando razão a López Obrador. Não que o filme seja de quinta, porém ele está muito longe de conseguir uma sátira de efeito, até se afastando de um méxico real por vezes. Um filme que ao seu final, zombou de forma nada concreta de todas classes sociais mexicanas.

Além disso, existe toda monotomia que o filme exibe, numa obra de 3 horas é difícil manter tudo em alto nível, porém aqui isso fica cansativo. Ademais, o longa acaba por não ter uma oposição bem feita ao governo, muito menos consegue mostar boas satíras. Tentando abordar muitos assuntos ao mesmo tempo, o próprio Estrada parece ter se perdido um pouco. Viva o México está disponível no catálogo da Netflix.

Trailer do filme

Avaliação: 2 de 5.

Ficha Técnica

Direção: Luis Estrada
Roteiro: Luis Estrada, Jaime Sampietro
Duração: 180 minutos
País: México
Gênero: Comédia
Ano: 2022

Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nhttps://youtu.be/4jdd6vkIvM8osso linkhttps://amzn.to/3w4vSIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.