Crítica | Cidade de Gelo, o Titanic russo atraca à Netflix

Crítica | Cidade de Gelo, o Titanic russo atraca à Netflix

 Um Titanic mais Shakespeare mais Disney e Tony Hawk no gelo.

Então, veja se você já ouviu isso antes. Temos um drama histórico de aventura romântica russa inspirado em Romeu e Julieta, mas principalmente baseado em um romance americano ambientado na Holanda. Há um ladrão mesquinho com os patins mais rápidos em São Petersburgo e a filha de um aristocrata que quer estudar apesar dos desejos de seu pai. Além disso, alguns patins possivelmente mágicos e uma defesa politicamente estimulante do despojamento forçado da riqueza burguesa em favor de uma sociedade mais utilitária. Tudo isso acontece no início da revolta política mais notável do país. Você está interessado?

Matvey (Fedor Fedotov), de 18 anos, é um mensageiro de patinação no gelo com um conjunto de patins talvez mágicos (Fedotov se parece tanto com Tom Holland em certas cenas que é perturbador). Demitido de seu emprego e precisando desesperadamente de uma maneira de cuidar de seu pai doente, ele se depara com um grupo de batedores de carteira com ideais marxistas para redistribuir a riqueza daqueles que eles roubam. Logo, ele se vê cruzado com Alice (Sonya Priss), filha de um ministro czarista. Ela sonha em ir para a universidade e encontrar a liberdade como uma mulher moderna, mas seu pai quer que ela se case bem. Portanto, seu pretendente, o capitão Arkadiy Trubetskoy (Kirill Zaytsev), é a escolha perfeita para esse elo político, embora ele esteja atualmente em uma busca ao estilo de Javert para deter os ladrões de patinação de uma vez por todas.

Este é “Cidade de Gelo”, o primeiro filme russo a ser adquirido e lançado na Netflix como filme original. Em sua terra natal, a estréia na direção de Michael Lockshin foi um sucesso financeiro, mesmo com seus problemas de lançamento relacionados à pandemia. De acordo com a página da Wikipedia, “Não houve nenhuma crítica negativa”. Não há nenhuma citação para esta afirmação, curiosamente. Ainda assim, não é difícil ver por que a Netflix se interessou por este filme. É um drama histórico romântico de grande orçamento em um momento em que essas coisas estão indo muito bem para a plataforma. Isso parece bom. É facilmente consumido e amigável de uma forma que irá deliciar muitos amantes de romance.

É um blockbuster de alto conceito ansioso para atingir uma série de batidas facilmente digeríveis para atrair o maior público possível. É interessante ver o romance ter esse tipo de prioridade sobre a explosão de prédios. Este é certamente um filme profundamente sério, quase ao ponto de ser ridículo. Há grandeza e estilo e muitos shows de patinação no gelo para divertir até os novatos no esporte. Também é tão emocionalmente profundo quanto uma colher de chá. O filme tem cerca de duas horas e 20 minutos de duração e é sentido porque você pode prever cada desdobramento dessa história muito antes de acontecer. No entanto, estranhamente, tudo isto é divertido de ser visto.

cidade de gelo

Politicamente, esse filme é fascinante. Em primeiro lugar, a quadrilha de ladrões fala em derrubar a burguesia e a aristocracia que explora seu trabalho para manter o status quo da discrepância de classes. Além disso, a heroína é uma nerd STEM que anseia pela liberdade dos crescentes movimentos pelos direitos das mulheres que ocorrem em toda a Europa. E tudo isso acontece na véspera do século 20, com a queda do czar e o início da Revolução Russa logo ali. É uma mistura estranha de feminismo Girlboss e propaganda favorável ao estado, mas não espere nada verdadeiramente radical aqui.

O cinema blockbuster só se tornou mais internacional nas últimas duas décadas, o que nos dá uma visão curiosa de sua evolução. Embora os temas e as intenções possam ser específicos ao local, a estética geral permanece estridentemente hollywoodiana. Considere alguns dos maiores sucessos da China, como Wolf Warrior 2 e The Wandering Earth. Eles não pareceriam deslocados ao lado de Schwarzenegger ou Star Trek se não fosse por todo o nacionalismo. (Não que os sucessos de bilheteria americanos sejam desprovidos de tais coisas!) Cidade de Gelo não é exceção.

Embora a história seja um conto de fadas, o cinema é todo Guy Ritchie. A edição e montagem frenéticas dos batedores no trabalho, com momentos de câmera lenta para ênfase estilística, parecem saídos de seus filmes de Sherlock Holmes. Em vez de corridas pelas ruas sujas de Londres, temos corridas de patinação e piruetas no gelo de inverno. Cidade de Gelo não é tão apaixonada pelo submundo quanto a obra de Ritchie. Embora tenhamos cenas divertidas das festas da classe trabalhadora festejando com vodka e à luz de velas, é claro que o foco do filme está mais preocupado com a pornografia pura e rica dessas lindas festas de inverno. Um pouco estranho, dado que todo o ponto da história é o quão esmagadora e injusta é a lacuna de classe, e como tudo está prestes a mudar muito em breve. Mas ei, parece tão bonito. Você definitivamente vê cada rublo na tela.

Ficarei curioso para ver se Cidade de Gelo consegue encontrar seu público brasileiro. Hollywood não faz mais esse tipo de filme de romance arrebatador, de alto conceito e grande orçamento, e não é como se o público para isso tivesse desaparecido. Além disso, não podemos simplesmente ter Bridgerton carregando todo esse peso nas costas sozinho. Embora seja longo demais, às vezes sem sentido, e tenha um ouvido agudo para o humor, certamente há o suficiente em Cidade de Gelo para entreter aqueles para quem esse tipo de coisa é o “anel de Sauron” da cultura pop.

Por fim, se gostou do nosso conteúdo, confira abaixo mais críticas de filmes, séries, animes, entre outros, aqui na Team Comics.

Por fim, caso você não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias, sorteios, curiosidades e melhores memes. Além disso, se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE que trazemos diversos vídeos sendo postados para vocês sobre o universo geek em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.