Crítica | Loki – Glorioso Propósito

Crítica | Loki – Glorioso Propósito

Logo após um início intrigante e desconcertante de WandaVision, e a ação frenética de Falcão e Soldado Invernal. Era de se esperar que Loki teria um início triunfal e “glorioso”. No entanto, só consegue entregar um início morno e que aponta para um futuro talvez grandioso.

A partir daqui, o texto terá SPOILERS, prossiga por sua conta e risco

Loki no tribunal da Autoridade de Variação Temporal.
Divulgação / Disney+.

Antes de mais nada, o primeiro episódio da nova série do Disney+ focada no personagem de mesmo nome, Loki, começa nos relembrando os eventos de Vingadores Ultimato. Em seguida, após a fuga do anti-herói com o Tesseract, a Autoridade de Variação Temporal o captura, e o leva para seu julgamento.

Desse modo, o protagonista passa a conhecer toda a Agência, e antes do seu julgamento acontecer, Mobius M. Mobius intervém, alegando que ele seja útil. Uma das coisas mais impressionantes no episódio é justamente toda a instabilidade de Loki, em seu auge de vilania, sem entender nada e perdido com todas as novas informações do processo. Além disso, a interação entre Mobius e Loki é muito bem feita e consegue nos convencer de uma futura dupla dinâmica.

Outro ápice do episódio é o colapso do anti-herói, já que sua tentativa de fuga se torna falha ao descobrir que o Tesseract não funciona. Ele estava fora do universo, e uma joia do infinito só funciona em seu próprio universo. Esse evento o faz acreditar que as coisas ouvidas eram verdades, e busca por conhecer sua linha do tempo. Ao descobrir que Thor sempre o amou como irmão, e que Frigga foi morta por sua culpa, o personagem entra em uma crise existencial e se “quebra”, ao ponto de resolver ajudar o agente.

Loki chorando após descobrir seu futuro.
Divulgação / Disney+.

Erros ou possíveis arcos a serem trabalhados?

Infelizmente, esse mesmo ponto que nos leva ao momento mais memorável do episódio, também nos leva a alguns erros de roteiro e justificativas simplórias. Em primeiro lugar, a teoria do Hulk sobre viagem temporal. Se a criação de uma linha alternativa não era problema até o momento, a agência nos mostra que estávamos enganados, e também que logo após capturarem o Loki nessa realidade em que ele fugiu, os agentes apagam sua realidade. Dessa forma, nos deixando sem explicação de para onde Steve Rogers foi devolver as joias do infinito, já que, aquela linha do tempo em que eles pegaram, não existe mais.

Além disso, de modo, não tão elegante, mas sim, bem simples e de fácil entendimento, esse episódio define que toda a linha temporal já está definida. E qualquer erro que aconteça os agentes deverão corrigir, ou seja, tudo que aconteceu, era para acontecer justamente como aconteceu. O famoso “destino“, não abrindo portas para diferentes futuros alternativos, e que tudo já está definido.

Curiosidade

Durante a visita de Loki ao seu passado com Mobius, um dos vídeos apresentados se passa em 1970 e mostra quando Loki sequestrou um avião; e ordenou um resgate de 200 mil dólares, logo após, saltou do avião de paraquedas. Na série, Mobius ainda alega não acreditar que ele foi DB Cooper, uma pessoal real que fez uma ameaça de bomba e fugiu com o dinheiro exatamente como mostrado na série. O caso é considerado o único crime aéreo não solucionado dos Estados Unidos, já que o criminoso nunca foi encontrado. Desse modo, a série nos mostra que o motivo dele nunca ser encontrado, foi por causa da Bifrost o teletransportando; e que só o fez por ter perdido uma aposta para Thor.

Loki como DB Cooper ao lado da suposta imagem oficial do criminoso que nunca foi encontrado.
Divulgação / Disney+

Por fim, veja também outras críticas:
Caótica e “doce”, Sweet Tooth da Netflix consegue uma ótima adaptação
Cruella – Ninguém é de todo mal
O MEDÍOCRE E POUCO INSPIRADO ”INVOCAÇÃO DO MAL 3”

Desde já, caso você não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM assim como fique por dentro de todas as notícias, sorteios, curiosidades e melhores memes do velho oeste. Além disso, se inscreva em nosso CANAL NO YOUTUBE que ao longo da semana trazemos diversos vídeos sendo postados para vocês sobre o universo geek em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.