Na história do Cinema, são diversos os filmes que relatam os dramas de pessoas durante os acontecimentos mais marcantes da história. O mal-estar francês diante da ocupação alemã durante a Segunda Guerra rendeu filmes memoráveis, como por exemplo o drama francês: O Destino de Haffmann.
Dirigido pelo francês Fred Cavayé e baseado na obra de Jean-Philippe Daguerre, o longa foi exibido no Festival Varilux de Cinema Francês de 2022 e estreou na Netflix na última segunda-feira (09).
- Crítica | Vikings Valhalla – 2 Temporada do épico viking
- Crítica | Crescidinhos – Novo fenômeno da Netflix
- Avatar | Intrínseca anuncia HQ de A Lenda de Korra
No longa, na década de 1940, François Mercier (Gilles Lellouche) é um homem comum que sonha em ter um filho e começar uma família com a mulher que ama, Blanche (Sara Giraudeu). Ele trabalha para um talentoso joalheiro, o judeu Sr. Haffmann (Daniel Auteuil). Mas frente à ocupação alemã, a perseguição aos judeus e a espoliação de suas propriedades pelos nazistas, os dois homens não terão outra escolha senão concluir um estranho acordo cujas consequências perturbarão seus destinos.
Vale a pena?
Sendo um filme bastante premiado na França, O Destino de Haffmann é sem dúvidas um dos melhores do gênero na plataforma da Netflix.
Explorando muito bem algumas atribuições como a ganância e a confiança, o longa consegue construir muito bem seus personagens. O ponto alto do filme fica por conta da relação entre o trio de protagonistas, que definitivamente é muito bem construída e trabalhada, além de serem maravilhosamente bem interpretados.
Em suma, é sempre bom relembrar que por trás de todo bom filme, sempre há um bom diretor. Fred Cavayé pode até ser um nome pouco conhecido mundialmente, mas sem dúvidas ele foi cirúrgico ao dirigir com maestria uma narrativa tão “pesada”, que conseguiu nos levar rumo a uma mesma estrada de dor, sofrimento e escolhas dentro de uma moral abalada pela ganância que de forma alguma será inconsequente. É muito provável que este seja o melhor filme de sua carreira.
Também vale ressaltar que o diretor explorou diversos gêneros do cinema, como thrillers (À Queima Roupa e Mea Culpa) e comédias (Um Amável Pão-Duro e Nada a Esconder).
O Destino de Haffmann nos entrega um ótimo roteiro, atuações impecavéis e uma mensagem sutil e emocionante. Por fim, quero afirmar que é um filme extremamente necessário e enfatizo o quanto ele é verdadeiramente bom.
Confira o trailer de O Destino de Haffmann
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE
Ficha Técnica
Direção: Fred Cavayé
Roteiro: Fred Cavayé e Sarah Kaminsky
Duração: 116 minutos
País: França
Gênero: Drama
Ano: 2022
Classificação: 14