Honestamente, não há muito o que se dizer de Ligações perigosas da Netflix. Ele é apenas mais um entre as dezenas de filmes de romance da vermelhinha que giram em torno de um elenco juvenil visando agradar o público adolescente.
O único diferencial é que esse projeto é francês e inspirado em uma clássico da literatura do país que eu nunca li. Mas posso garantir que é uma obra bem visada, haja vista que já foi adaptada 11 vezes, e das mais diversas formas. Desde uma produção milionária vencedora de Oscar até uma minissérie da TV Globo.
O projeto da Netflix, por sua vez, propõe uma releitura do conto original, só que situado em tempos modernos, visando tirar a Geração Z da frente do Tik Tok e colocar na frente do streaming. E na minha concepção, o tiro pode não ter sido assim tão certeiro.
- Homem vs Abelha: A batalha- Singela e charmosa
- O apocalipse do amor: Não vai te envolver
- Memórias de uma gueixa: Filme é bom, mas desrespeitoso
Uma mistura de Rebelde com Elite
Essa é a melhor forma de descrever essa produção. Ela realiza a releitura da obra renascentista pros dias atuais a transformando em uma novela juvenil. E tem todos os clichês do gênero. Triângulo amoroso, protagonista insegura, galãzinho sedutor, inimiga recalcada, entre outros.
O que diferencia este suspense dos demais talvez sejam as suas cenas mais libidinosas e o fato dele abordar temas mais delicados, como virgindade por exemplo. Mas por mais que esses temas tenham potencial, eles são totalmente desperdiçados por causa de personagens clichês e desinteressantes.
Nenhum personagem é memorável e cativante. O filme consegue fazer você ficar com raiva de todos, até dos mocinhos. Eles tentam ao máximo nos conectar com os dilemas e os conflitos da principal, mas tudo o que consegue é nos fazer pegar raiva de algumas suas atitudes. E se a protagonista já é escrita desse jeito, os antagonistas e coadjuvantes são ainda piores.
E isso não é culpa dos intérpretes, é culpa do roteiro, que quis inovar da premissa, mas não pensou nada de interessante pra ser construído a partir dela.
A direção e a fotografia, por outro lado, possuem seus méritos, ainda mais pra um filme com esse orçamento e desse gênero. Tanto a diretora quanto os cinematógrafos fizeram um trabalho digno
Mais um pra pilha
Enfim, Ligações perigosas da Netflix é mais um pra pilha de filmes juvenis esquecíveis do streaming. Vai fazer um burburinho por uma semana, e depois todos vão esquecê-lo.
O que é uma pena, pois a vermelhinha tem potencial para nos entregar obras memoráveis, mas parece se contentar apenas com o mais ou menos, pois sabe que vai gerar lucro de qualquer forma.
Eu como grande fã das produções originais da Dona Netflix, espero que o próximo lançamento seja muito melhor do que este.
Ou pelo menos mais memorável e menos esquecível.
Ficha Técnica
Criado por: Rachel Suissa e Slimane-Baptiste Berhoun
Duração: 109 minutos
País: França
Gênero: Suspense e Romance
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE