Nada de Novo no Front | Netflix no Oscar

Nada de Novo no Front | Netflix no Oscar

“Nada de Novo no Front”, original Netflix, após o seu sucesso com o público, se tornou o principal título da plataforma nas premiações. O filme traz a história de Paul, um jovem entusiasta dos seus princípios na primeira guerra mundial, porém, após seu início, descobre que a realidade pode ser amarga.

Desde o início da grande popularidade da Netflix, a empresa busca mais do que tudo o prêmio de melhor filme no Oscar. São anos tentando, bilhões gastos, mas sem sucesso. Inicialmente, a aposta da Netflix para o Oscar 2023 era “Glass Onion: Um mistério Knives Out”. Entretanto, após perder força, o foco da plataforma foi redirecionado para “Nada de Novo no Front”, que ganhava cada vez mais prestígio nas outras premiações. No fim, restava à Netflix, tentar arrancar prêmios importantes com um filme estrangeiro e longe do favoritismo.

Vale a Pena?

Desde muito tempo, o gênero de Guerra aparece nas premiações. Porém, com o passar do tempo, poucos diretores conseguiram inovar com o gênero. Em suma, os filmes de guerra traziam uma boa imersão pelo seu pedaço de realidade. Normalmente, as grandes produções conseguiam trazer com muita fidelidade ao filme, para imergir e chocar o público. Contudo, isso não pode ser a única qualidade do gênero, é necessário inovar os diálogos e os objetivos trazidos à obra.

“Nada de Novo no Front” mostra uma Netflix apostando em um tipo de filme focado na técnica. Ou seja, filmes que recusam um roteiro mais elaborado, com uma história bastante simples, mas com uma duração gigantesca. A necessidade de ser premiada fez com que a empresa tentasse de tudo, mas esquecesse de criar um filme novo e, de fato, original.

A mudança de perspectiva, a brutalidade sem censura e o belíssimo retrato físico do cenário de guerra, são os principais acertos do filme. Com certeza, seus acertos são admiráveis e precisamos aplaudir os responsáveis por sua criação. Porém, um filme não é feito de técnica. Pode se chegar muito longe ao inovar, como vimos em “Avatar: The Way of Water” uma tecnologia revolucionária, ou em “1917”, que traz 2 horas de plano sequência. Esses filmes são grandes exemplos de inovações, tramas simples, mas completamente originais. Trazer grandes acertos técnicos traz prestígio e prêmios, mas poderá ser facilmente esquecido pelo público.

“Nada de Novo no Front” traz grandes acertos visuais e práticos, mas carrega uma história pouco cativante e extremamente longa. No mais, tem grandes chances de vencer a categoria de filme estrangeiro (pode perder para Argentina, 1985) e é favorito em Design de Produção.

Avaliação: 3.5 de 5.

Ficha Técnica

Título original: Im Westen nichts Neues
Direção: Edward Berger
Gênero: Guerra/Ação
Duração: 143 min
País: Alemanha
Ano: 2022
Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos

Aliás; você vai comprar algo na Amazon esses dias? Então venha apoiar a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.