Crítica | Seguindo em Frente – Jane Fonda e Lily Tomlin juntas novamente

Crítica | Seguindo em Frente – Jane Fonda e Lily Tomlin juntas novamente

Seguindo em Frente, nova comédia protagonizada pela dupla Jane Fonda e Lily Tomlin, acabou de chegar ao catálogo do HBO Max. Apesar da parecer uma comédia sem muitos compromissos, o filme traz algumas questões importantes para debate, e faz essa mescla entre o sério e o cômico muito bem.

No filme, Jane Fonda e Lily Tomlin estrelam como amigas afastadas que se reúnem para buscar vingança contra o petulante viúvo de sua melhor amiga recém-falecida. No caminho, a personagem de Fonda se reúne com um grande amor, à medida que cada aprende a fazer as pazes com o passado e consigo mesmas.

O elenco

O cinema, especilamente o contemporâneo, criou uma sub-categoria que é o filme sem muita pretensão, com um grande elenco de atores veteranos. E Seguindo em Frente entra com tudo nessa categoria. Entretanto, o filme de Paul Weitz ainda busca algum sentido, diferentemente de longas como Última Viagem a Vegas (2013) por exemplo. O filme de Weitz tenta colocar assuntos importantes em discussão, e não apenas ser alguma grande reunião de veteranos.

Dito isso, o elenco do filme agrada a todos os gostos. Não apenas por ter a dupla Fonda/Tomlin, mas o filme reuniu um elenco de peso. Afinal, não é todo dia que temos Malcolm McDowell e Richard Roundtree juntos. Este aliás, foi o penultimo projeto de Roundtree no cinema, já que o lendário ‘Shaft’, morreu em outubro deste ano.

Vale a pena?

Talvez o que mais valha a pena no longa, é ver Fonda e Tomlin e suas dinâmicas em tela. As atrizes são grandes amigas a décadas, e é cativante ver que, apesar do tempo, a química entre as duas permanece a mesma que a de 9 to 5 (1980) por exemplo. Mais legal ainda, é ver que as atrizes sabem trabalhar e abraçar muito bem o envelhecer da vida. Claro, para quem viu Grace e Frankie da Netflix, sabe que as duas conhecem muito bem o timing uma da outra.

O filme sabe mesclar, como dito acima, o sério e o cômico. Apesar de ter lacunas, o filme trabalha em cima da questão do envelhecimento. E apesar de irmos ganhando idade com o passar dos anos, velhos traumas jamais podem ser superados. O título do filme já traz essa ideia, seguir em frente as vezes pode ser tão difícil para algumas pessoas, como acordar de bom humor num dia de sol. E Seguindo em Frente trata disso, e faz suas alegorias a rodo. A personagem de Fonda, vitíma de uma agressão sexual, nunca conseguiu superar o trauma, e tenta fazer justiça por si mesma.

Se olharmos em retrospecto, um estupro ocorrido há 50 anos, e que não foi denunciado pois as autoridades não acreditariam, vemos que pouca coisa mudou. Esse tipo de crime ainda ocorre aos montes até hoje, e muitas vezes as mulheres são desencorajadas a denunciar, por conta dessa falta de empatia de quem deveria averiguar.

Ao decorrer do filme, Paul Weitz faz transições entre cenas drámaticas, para algumas com humor mais ácido. Entretanto, a mais certeira, é a que vem em forma de crítica sobre o quão fácil é comprar uma arma nos EUA.

O personagem de Malcolm McDowell não poderia dizer mais sobre a impunidade vigente na sociedade. Um homem que cometeu um crime, e que se justifica dizendo que a culpa é da vítima. Faz uma terapia, e se sente curado, mas nunca consegue pedir desculpas sinceras. Apesar disso, o filme não consegue trabalhar de forma genuinamente bem construída o personagem. O que mais parece é que McDowell está fazendo uma participação especial, com dois minutos de tela aqui, dois ali. Fica claro que, Weitz não soube balançear o peso do personagem, dando mais destaque para a parte do romance, do que para uma tomada central.

Por fim, apesar do andamento errôneo do filme em alguns momentos, Seguindo em Frente ainda funciona muito bem como uma boa distração de pouco mais de uma hora. Além disso, faz uma boa reflexão do quão difícil é superar um trauma, e envelhecer mentalmente bem.

Trailer do filme

Avaliação: 3 de 5.

Ficha Técnica

Direção: Paul Weitz
Roteiro: Paul Weitz
Duração: 85 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: Comédia, drama
Ano: 2022

Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso linkhttps://amzn.to/3w4vSIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.