‘Stephen Curry: Subestimado’ – Documentário faz  grande análise sobre a carreira do jogador

‘Stephen Curry: Subestimado’ – Documentário faz grande análise sobre a carreira do jogador

Quem assiste NBA hoje, desacredita que um dia Stephen Curry, uma das maiores estrelas do jogo hoje, um dia já foi um jogador mediano. Estreiando no catálogo da Apple TV+ nesta sexta-feira, Stephen Curry: Subestimado, documentário sobre o jogador, trabalha com duas linhas de análise opostas: O Curry que ninguém botava fé; e o Curry 4 vezes campeão da maior liga de basquete do mundo.

No filme, vemos a extraordinária história do amadurecimento de Stephen Curry — um dos jogadores de basquete mais influente, dinâmico e imprevisível da história. Além de sua ascensão de jogador universitário não tão alto a um jogador quatro vezes campeão da NBA.

De garotinho sem físico para o jogo, a um revolucionário do esporte

O documentário abre com Reggie Miller, lenda da NBA, e ex-recordista de mais bolas de 3 pontos convertidas. Reggie análisa como o jogo de Curry é revolucionário, seja pelo seu altissímo QI de jogo, ou pela facilidade que ele acha brechas para converter cestas impossíveis para um ser humano normal. Miller diz que o arremesso de Curry reescreveu o manual do basquete, e ele não poderia ser mais certeiro na escolha de palavras.

É com essa introdução, que o diretor da produção Peter Nicks trabalhou sua abordagem sobre a carreira do jogador. Documentários costumam ter uma estrutura já telegrafada: O início sofrido do protagonista, seu augê, e sua queda. Porém, Peter tem aqui, duas boas estruturas de trabalho para o desenvolvimento de seu filme. Ele mescla momentos atuais do Curry astro, com o Curry do basquete universitário, que poucos apostavam que se tornaria um grande jogador.

Curry tem o basquete em suas veias, já que seu pai Dell Curry, jogou na liga de 1986 a 2002, se destacando principalmente quando foi jogador do Charlotte Bobcats (hoje Charlotte Hornets). Assim sendo, o longa trabalha muito bem a relação entre Dell e Stephen, e mostra como o pai ajudou o filho a desenvolver seu jogo. Aliás, vale falar que o filme não incluiu nada envolvendo o irmão de Stephen, Seth Curry, que também é jogador da NBA.

Vale a pena?

O documentário vale cada minuto, mesmo se você não for um fã de basquete, toda a trajetória de Curry, é inspiradora. Peter Nicks optou por mostar esse Curry que teve dificuldades em chegar onde está hoje – inclusive o filme mostra a luta do atleta para conseguir um diploma universitário – e é legal ver como o jogador, mesmo não tendo o ”porte” necessário para o basquete, especialmente para sua posição, revolucionou o jogo.

Mesmo a produção adotando esse tom de contar a história de um azarão, e sua superaçãp em torno do que o proibia de ser bom, porém, isso não tira nenhum mérito da obra. A trajetória de Curry é tão cheia de nuances e obstáculos, que no final do filme é gratificante poder viver na mesma época dele, e presenciar seus feitos históricos. Um documentário esportivo obrigatório para qualquer fã. Ademais, Stephen Curry: Subestimado está disponível na Apple TV+

Trailer do filme

Avaliação: 4 de 5.

Ficha Técnica

Direção: Peter Nicks
Roteiro: Peter Nicks
Duração: 110 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: Documentário, esporte
Ano: 2023

Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso linkhttps://amzn.to/3w4vSIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.