Uma Educação Mortal, uma fantasia comum – Resenha

Uma Educação Mortal, uma fantasia comum – Resenha

Entre os corredores de Scholomance, podemos encontrar vários males a espreita. Numa junção fantástica de Harry Potter e Percy Jackson, Uma Educação Mortal é uma dark academia até que… interessante. O livro de Naomi Novik foi lançado no Brasil em 2021 pela Alta Novel e é recheado de aventuras. Confira nossa resenha abaixo.

A Sinopse

Uma Educação Mortal livro

Orion lake precisa morrer. eu sabia disso desde que ele salvou minha vida pela segunda vez.

Antes, não me importava tanto assim com ele, mas tenho meus limites. Tudo estaria bem se ele tivesse me salvado um número considerável de vezes, sei lá, dez ou treze. Treze é um número que chama a atenção. Orion Lake, meu segurança particular. Eu poderia viver com isso. Mas o fato é que já se passaram quase três anos que estamos aqui na Scholomance, e até agora ele não tinha apresentado qualquer inclinação para me tratar de um jeito diferente ou especial. Você deve me achar egoísta por contemplar com essas intenções assassinas o herói responsável pela recorrente sobrevivência de um quarto da nossa turma. Bem, só lamento pelo bando de perdedores que não conseguem se virar sem a ajuda dele. Seja como for, não fomos todos feitos para sobreviver mesmo.

A escola precisava se alimentar de alguma forma.

Da Estrutura

Retomando o que foi dito lá no início, Uma Educação Mortal é uma dark academia. Mas, enfim, o que isso quer dizer?

Dark Ademia é uma subcultura de hipervalorização do conhecimento. E, trazendo para a literatura, essa se inspira muito em visuais mais clássicos, misturando elementos góticos com uma paixão muito grande pelo conhecimento. Além do livro estamos trazendo hoje, temos outros nomes conhecidos dentro desse subgênero, esses são Deadly Class (HQ), A Sociedade Atlas (livro), Vilão (livro) e The Promised Neverland (mangá), todos lançados no Brasil.

Em Uma Educação Mortal, por exemplo, esse estilo se apresenta muito na estética sombria de Scholomance (a escola de magia do livro). Inclusive, acredito que essa possa ser a parte mais interessante da obra. Afinal, como poderia uma escola que se alimenta dos próprios alunos não ser interessante?

Ao acompanhar a perspectiva de Galadriel, nós somos apresentados a um lugar feito para treinar os alunos feiticeiros para a vida. Mas, não se engane, eles não vão ficar parados o tempo inteiro em aulas chatas, porque criaturas místicas (os males) estão tentando matá-los a cada momento. Assim, ao final do ciclo de ensino, há uma graduação em que eles tem que enfrentar seres ainda mais perigosos e poderosos. Apenas algumas pessoas sobrevivem para contar a história.

O livro é contruído em primeira pessoa e, para falar a verdade, a narrativa de Naomi Novik me parece muito a com a de Rick Riordan em Percy Jackson (mas as semelhaças para por aí). De certo, temos uma escrita fluída, com capítulos mais longos, alguns mais parados que outros, mas sem tirar o aspecto rápido da leitura.

Uma Educação Mortal é constituída de altos e baixos.

Okay! Todas as histórias tem altos e baixos, isso não é uma novidade. Porém, o que quero spoilar (salve o estrangeirismo) aqui, antes de tudo, é que Uma Educação Mortal tem mais altos do que baixos.

Não é uma história super inovadora, inclusive segue muito os clichês já existentes nos young adults. Mas o que realmente foi surpreeendente neste livro foi a forma como a autora conduziu os relacionamentos que mostrou. Naomi Novik demonstra uma grande habilidade em lidar com as características de suas personagens. Então, as relações que ela foi construindo durante a trama foram uma surpresa muito boa. A autora conseguiu desenvolve-las de um jeito tão gostoso de ler que não há como negar que estas são, de fato, um dos aspectos mais interessantes do livro. Além do desenvolvimento da protagonista, que é algo progressivo e até palpável.

Vale ressaltar que Uma Educação Mortal é o primeiro livro de uma trilogia, e acredito que esse tenha sido um ótimo começo. Como foi dito anteriormente, a obra é um clichê young adult, então, não espere que seja sua melhor leitura de todos os tempos. Mas, com certeza, vale a pena dar uma conferida na história.

E aí, curtiu? Então, adquira seu exemplar clicando aqui.

Nota

Avaliação: 4 de 5.

Sobre a autora

Naomi Novik, autora de Uma Educação Mortal.
Autora

Naomi Novik é a aclamada autora da série Temeraire e dos premiados romances Enraizados e Spinning Silver. Ela é a fundadora da Organization for Transformative Works e do Archive of Our Own. Vive na cidade de Nova York com sua família e seis computadores.

Ficha Técnica

Título: Uma Educação Mortal/ A Deadly Education

Autora: Naomi Novik

Editora: Alta Novel

Nº de Páginas: 336

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.