‘Não Olhe para Cima’: Um elenco estelar encara o fim do mundo

‘Não Olhe para Cima’: Um elenco estelar encara o fim do mundo

Com relatos da variante do Covid-19, Ômicron, nos noticiários diários, a comédia de estrelas da Netflix, Não Olhe para Cima, está chegando no melhor ou no pior momento.

Felizmente, não se trata de uma pandemia, mas há muito no filme mais recente de Adam McKay que pode ser muito desconfortável para alguns espectadores, ou pode ser catártico. Com um cometa em rota de colisão com a Terra, Não Olhe para Cima explora como pode ser difícil divulgar uma mensagem alarmante na era das notícias falsas.

Qualquer similaridade com a realidade (não) é mera coincidência

Embora tenha sido escrito como metáfora sobre a crise climática, há muito no filme que poderia facilmente ter sido escrito sobre a pandemia. McKay não faz rodeios, por mais que Não Olhe para Cima te faça rir, também pode te deixar com muita raiva. E esse é o ponto. Não foi feito para ser um filme sutil, mas se é algo que você deseja assistir com TUDO ISSO acontecendo, resta saber.

Não Olhe para Cima começa com uma sequência que vimos em muitos filmes de apocalipse. A estudante de astronomia Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence) se acomoda em um dia normal de trabalho, apenas para fazer uma descoberta terrível. Junto com o Dr. Randall Mindy (Leonardo DiCaprio), eles descobriram que um cometa do tamanho do Monte Everest está em rota de colisão direta com a Terra.

É um evento em nível de extinção e, portanto, depois de falar com o Gabinete de Coordenação de Defesa Planetária (uma organização real dentro da NASA), a dupla vai a Washington para falar com a presidente dos EUA, Orlean (Meryl Streep). Em um filme típico de fim do mundo, é aqui que os planos são feitos e uma tentativa heroica de salvar a Terra está em andamento.

Só que desta vez, a presidente quer “sentar e avaliar” até o fim das eleições, daqui a três semanas. Sem o apoio do governo, Kate e Randall são forçados a embarcar em uma turnê pela mídia para divulgar a palavra para forçar alguma ação e impedir a destruição iminente da Terra.

Anti ciência e negacionismo

Mas em um mundo onde as pessoas acreditam em tudo o que leem nas redes sociais, a dupla pode usar o ciclo de notícias de 24 horas para fazer o mundo olhar para cima antes que seja tarde demais?

Antes da pandemia, haveria elementos de Não Olhe para Cima que não soariam verdadeiros, como pessoas que não acreditariam em astrônomos (biólogos) sobre um cometa (vírus pandêmico) que está por vir. No entanto, o filme agora soa terrivelmente verdadeiro mesmo quando está no seu nível mais ridículo. Seja abordando como a mídia social nos divide ou as decisões nada empáticas dos responsáveis.

McKay está sempre buscando alvos óbvios, como acenar com a cabeça para aquela foto de Donald Trump no gramado da Casa Branca, mas ainda é hilário quando as piadas saem. No entanto, há uma frouxidão em Não Olhe para Cima que significa que algumas piadas se arrastam por muito mais tempo do que deveriam, e grandes partes do segundo ato podem ser perdidas com pouco impacto na história.

É um equilíbrio complicado que McKay teve que pousar entre o humor absurdo e a história apocalíptica mais sombria, e nem sempre funciona. Em particular, a edição demora um pouco para se ajustar, pois as cenas parecem terminar abruptamente ou são sobrepostas sem motivo aparente. No melhor dos casos, os cortes violentos aumentam o humor.

O elenco

Mesmo durante os períodos mais complicados do filme, ele ainda tem um elenco estelar para mantê-lo engajado. É liderado pela dupla poderosa de Jennifer Lawrence e Leonardo DiCaprio, ambos atores que estariam entre as primeiras escolhas para vender um conceito tão estranho. Enquanto Kate e Randall passam por ansiedade, raiva e apatia, isso dá às duas estrelas uma verdadeira vitrine de todos os seus talentos.

Eles dificilmente estão sozinhos, pois há um incrível elenco de apoio, incluindo Meryl Streep revelando seu pomposo papel de presidente, Cate Blanchett como a apresentadora do programa matinal, e Timothée Chalamet como o surpreendentemente profundo streamer do Twitch, Yule.

O MVP, entretanto, é Mark Rylance em um papel verdadeiramente arrepiante e excêntrico como o bilionário da tecnologia Peter Isherwell,. É uma performance transformadora que vê Rylance roubar cada cena em que ele está.

Crucialmente também, tudo se junta no ato final enquanto McKay aperfeiçoa a mistura tonal e mantém a aterrissagem. À medida que ele se inclina mais para a divisão social que todos nós experimentamos nos últimos anos, o filme se torna mais engraçado e mais comovente ao mesmo tempo. Tudo culmina em uma sequência final comovente e emocional que é mais sutil do que você esperaria.

Conclusão

Não Olhe para Cima pode não funcionar tão bem quanto seu ato final, mas ainda causa um impacto e talvez até mude a cabeça de quem o assiste. Mesmo que isso não aconteça, você ainda vai se divertir saindo com este elenco no fim do mundo.

Avaliação: 3.5 de 5.

Trailer do filme Não Olhe para Cima

Ficha Técnica

Título Original: Don’t Look Up
Direção: Adam McKay
Roteiro: Adam McKay e David Sirota
Elenco: Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Cate Blanchett, Rob Morgan, Jonah Hill, Mark Rylance, Tyler Perry, Timothée Chalamet, Ron Perlman, Ariana Grande, Kid Cudi, Himesh Patel, Melanie Lynskey, Michael Chiklis, Tomer Sisley, Paul Guilfoyle, Robert Joy, Jack Alberts, Ting Lik
Data de Estreia: quinta-feira, 09/12/2021
Onde Assistir: Netflix
Duração: 138 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: Comédia, drama e ficção científica
Classificação: 16 anos

Ademais, se gostou do nosso conteúdo, confira abaixo algumas de nossas críticas de filmes, séries, animes, entre outros.

Por fim, caso você não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias, curiosidades e melhores memes. Além disso, se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE que trazemos diversos vídeos sendo postados para vocês sobre o universo geek em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.